top of page
  • Dejean Ananias Rosa

Rejeitos de Mineração e Impactos Ambientais

O Brasil desde o século XVI, período de colonização, tem sua história e economia relacionada a exploração de riquezas naturais, iniciando com a exploração do pau-brasil passando pelas expedições dos bandeirantes no século XVII em busca metais preciosos.

Em Itatiaiuçu, município localizado a cerca de 63 quilômetros de Divinópolis e 79 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte, a atividade econômica que se destaca é a mineração na área de extração de minério de ferro. Mais de dez empresas estão instaladas nesta região, sendo as que se destacam são: Mineração Usiminas, Somisa Siderúrgica Oeste de Mina, Materiais Básicos Ltda (MBL). O respeito ao meio ambiente, é um dos valores que mineradoras procuram consolidar.

Sabe-se que atividades relacionadas a exploração de minérios geram grandes impactos ao meio ambiente, e um dos fatores de cursos de graduação de Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente terem ganhado muito força nas últimas décadas é o fato da necessidade de se criar soluções para minimizar os impactos ambientais. O método de exploração de minérios de ferro utilizada atualmente produz muito volume de rejeitos, e as alternativas propostas para redução desses rejeitos e disposição final deles são a filtragem por diferentes métodos e disposição dos rejeitos em pilhas em substituição ao barramento.

Estes rejeitos podem ser reaproveitados em outros setores, ainda sob estudos de como melhor aproveitá-los de maneira a manter a qualidade do produto final, os resíduos com maiores diâmetros (rejeitos grossos) podem ser reutilizados principalmente em outros grandes setores da construção e engenharia civil como usinas de cimento Portland, britas e areias artificiais, pavimentação de estradas de rodagem, muros de contenção. Os resíduos com diâmetros menores (denominados resíduos finos) podem também serem utilizados em na composição de argamassas, fabricação de tubulação para drenagem de esgoto e água pluvial (manilhas), cerâmicas de coloração avermelhada, como tijolos, blocos e telhas, além de abranger outros setores correlacionados a construção civil, como fabricação de tintas, vidros e na agricultura como reguladores e corretivos de acidez e alcalinidade do solo.

Pesquisas e testes realizados por estudantes da UFMG, utilizaram concreto e argamassa produzidos a partir dos rejeitos da mineração da barragem Gerdau de Ouro Preto-MG para construção de uma residência unifamiliar de aproximadamente 50 m².

As soluções para reduzir os problemas ambientais causados pelas mineradoras e atividades relacionadas a exploração de minério visam minimizar a quantidade de resíduos gerados e realizar o descarte do rejeito de forma correta. A reabilitação de áreas degradadas e racionamento de água também são ações a serem realizadas pelas empresas. A definição e obediência de parâmetros mais rígidos de segurança junto com a adequação do projeto à legislação ambiental vigente resultam em estratégias que geram menor impacto a diversidade ambiental.




REFERÊNCIAS:


LOZANO, Fernando Arturo Erazo. SELEÇÃO DE LOCAIS PARA BARRAGENS DE REJEITOSUSANDO O METÓDO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA. 2006. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Geotécnica, Escola Politécnica USP, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-14122006-123702/. Acesso em: 14 jun. 2021.

Usiminas. MIGRAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DE REJEITOS PARA FILTRAGEM EM 2021 E DESCARACTERIZAÇÃO DA BARRAGEM CENTRAL NO 1TRI22. Disponível em: https://www.usiminas.com/empresas/mineracao-usiminas/. Acesso em: 13 jun. 2021.

AmbScience. MINERAÇÃO: COMO MINIMIZAR SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS. Disponível em: https://ambscience.com/mineracao/. Acesso em: 13 jun. 2021.

Repositório da UFMG. REJEITOS DA MINERAÇÃO. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8MTF32. Acesso em: 13 jun. 2021.

Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page