top of page
  • Guilherme Freitas

Mestrado Acadêmico para Engenheiros

Chega um momento, no final da graduação, que nós, futuros profissionais da engenharia civil nos deparamos com uma pergunta corriqueira na qual todo graduando tem: “E agora, o que fazer?”. A grande maioria dos recém formados seguem com a ideia de se especializar em determinada área da engenharia civil, como por exemplo: Segurança do Trabalho, Saneamento, Estruturas e Fundações, etc.

Poucos graduandos tem conhecimento que podemos, enquanto engenheiros, nos especializar na área acadêmica. Essa especialização é conhecida como Mestrado Acadêmico, é uma opção de aperfeiçoamento para quem deseja seguir carreira acadêmica na engenharia civil – ou seja, atuando como professor ou pesquisador em universidades e centros de pesquisa e inovação. Geralmente, os profissionais que fazem essa escolha acabam fazendo também um doutorado no futuro.

Porém, nada impede que quem atua no mercado encontre no mestrado acadêmico, meios de adquirir e aprimorar competências relevantes para o exercício da profissão. Só depende do conteúdo e do enfoque do curso.

Principais motivos para fazer um mestrado acadêmico:


Autoridade na profissão: o mestrado traz um aprofundamento de conhecimento superior em relação à graduação, isso faz com que você consiga se diferenciar dos outros profissionais do mercado em determinado segmento, por exemplo. A publicação de artigos e trabalhos científicos durante o mestrado pode fazer com que conheçam seus estudos e te coloque como uma referência profissional ao longo do tempo. Um mestre é visto como alguém com autoridade para falar sobre a própria área e trazer ideias relevantes sobre o tema.


Possibilidade de lecionar: muitas instituições de ensino exigem pelo menos o título de mestre na hora de contratar professores efetivos. Mesmo que você ainda não tenha finalizado o mestrado, muitas vezes, é possível começar a dar aulas na graduação enquanto ainda estuda.


Trabalho em equipe e networking: o desenvolvimento da sua pesquisa, que conta com uma grande troca de conhecimento com o seu orientador, também pode te fazer trocar conhecimentos com outros pesquisadores, que tenham estudos que dialoguem com o seu. Isso desenvolve mais a habilidade de trabalhar em equipe, além de apresentar novos contatos profissionais, que podem dar como fruto boas parcerias de trabalho.


Impacto sobre o salário: o mestrado pode abrir as portas para empregos mais bem remunerados ou um aumento no salário atual.


Crescimento pessoal e profissional: além de garantir acesso às novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho, o mestrado pode auxiliar você a ampliar senso crítico em relação à sua área de conhecimento e profissão.



Referências Bibliográficas

E SOCIOECONÔMICAS (ed.). MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO. Universidade do Estado de Santa Catarina: Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina, 3 mar. 2018. Disponível em: https://www.udesc.br/esag/mestradoprofissional/profissionalxacademico. Acesso em: 6 mar. 2021.

GUIA DO ESTUDANTE (ed.). Entenda como funciona o Mestrado Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/entenda-como-funciona-o-mestrado. Guia do Estudante: Guia do Estudante, 24 abr. 2014. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/entenda-como-funciona-o-mestrado/. Acesso em: 6 mar. 2021.

Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page