top of page
  • Matheus Portela Grande

Projeto Tridimensional (3D): Benefícios da Tecnologia

Para a elaboração de projetos 3D, utilizam-se programas gratuitos dispostos na internet, como o SketchUp e o Revit. Por meio desses recursos, são obtidas como resultado maquetes eletrônicas que conferem maior agilidade e facilidade a respeito das alterações que venham a ser feitas nos projetos, além de apresentarem ilustrações e criações realistas.

Sabe-se que as representações tradicionais exemplificadas pelas plantas baixas, croquis e similares, que compõem projetos arquitetônicos, frequentemente revelam certa dificuldade de compreensão. Essa dificuldade é relatada não somente por leigos, mas também por profissionais da área, como pedreiros e até mesmo por engenheiros. Diante desse contexto, é compreensível a popularidade atingida pelos projetos 3D e seu apelo pelos contratantes desse serviço.

A representação mais próxima da realidade não é a única vantagem que esse tipo de projeto fornece. Ele também proporciona a antecipação de soluções relacionadas a problemas de incompatibilização, como os diversos encanamentos de uma edificação que podem convergir entre si; a possibilidade de desenvolvimento de estudos técnicos, como a ocorrência de insolação, permitindo uma visualização prévia de como ficará iluminação dos ambientes; a observação da necessidade de modificação que o projeto ainda pode carecer de realizar, como a hipótese de se incluir outras aberturas (janelas) ou propor diferentes dimensões para esses elementos; maior facilidade e assertividade ao projetar interiores; permite a realização de testes nos ambientes, como iluminação, revestimentos e de layout; além de contemplar um dos pontos mais interessantes, que é a possibilidade de visualizar como a obra ficará quando finalizadas todas as etapas do processo construtivo.

A tecnologia 3D permite uma experiência única para os compradores de imóveis, aos quais é atribuída a oportunidade de se observar além dos limites impostos pelas plantas baixas previamente elaboradas, possibilitando também uma sensação similar à que ele sentirá no esperado momento em que residirá em seu lar.

Ao navegar pelo projeto, pode-se dizer que é concedida ao cliente uma forma de transportá-lo para dentro da edificação, propiciando, assim, uma maneira de se obter uma ideia mais palpável de como ficará sua obra.



REFERÊNCIAS


NAKAMURA, Juliana. Arquitetura 3D: O que é e como usar? BuildIn Contrução & Informação. Disponível em: https://www.buildin.com.br/arquitetura-3d/ . Acesso em: 15 de abril de 2020

Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page