top of page
  • Gustavo de Souza Belchior

O Uso de EPS na Construção Civil

Com o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias na construção civil, tornou-se crescente o uso de materiais alternativos nas edificações. Nesse sentido, estaremos falando hoje do uso de EPS (Poliestireno Expandido), o conhecido “Isopor”, como material base nos mais diferentes tipos de obra. Esse estudo se faz necessário, não só devido ao pouco conhecimento que se tem acerca dessa técnica construtiva, mas também está relacionado ao preconceito e resistência ao uso de inovações, comuns nesse mercado. Levando em conta esses aspectos, conversaremos sobre o assunto, expondo as técnicas de aplicação, pontos positivos e negativos, e algumas peculiaridades do tema.


O processo construtivo com uso de EPS é relativamente mais simples que o tradicional. Para a fundação, é feita inicialmente a terraplanagem e, em seguida, a implantação da fundação, geralmente no estilo radier, já que se trata de uma construção relativamente mais leve que a comum. Para a construção das paredes, é feita a montagem de grandes painéis compostos de chapas EPS, que são cortadas de acordo com a especificação de cada projeto. Na sequência, duas telas de aço eletrossoldadas fazem um sanduíche da peça e são presas por grampos. Para ser feita a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, o profissional precisa derreter o material, fazendo o uso de um soprador térmico para criar as caixas de passagem nas placas de isopor. Então, os painéis de EPS são revestidos com argamassa, para que se formem microcolunas de reforço. No final, o aspecto da edificação será como de uma construção tradicional de alvenaria.



Como fazer uma casa de isopor: estrutura da casa – malhas de aço, isopor e argamassa


Quando falamos das vantagens das casas de isopor, a economia do projeto se destaca. Em alguns casos, é possível reduzir até 50% dos custos, já que o material é barato. Além disso, a redução do custo está ligada a outros benefícios como a diminuição do tempo de execução e do desperdício de materiais, assim como a redução do peso, já que sua fundação é mais simples, exigindo menos vigas, pilares, madeira e uso de argamassa. O material oferece também excelente conforto térmico e acústico, e no que se refere ao acabamento, as paredes permitem receber os mesmos revestimentos que uma feita de alvenaria. Já no quesito segurança, outra vantagem, e também curiosidade, é que uma casa de isopor pode ser até 30% mais resistente do que uma de alvenaria.


Uma dúvida comum sobre casas pré-fabricadas de isopor é em relação à probabilidade de incêndios, já que o isopor é visto como um material inflamável. Isso é um mito, pois os painéis usados nesse tipo de construção são adaptados para não gerar combustão. Além disso, existe uma série de cuidados durante a obra que garantem a segurança total do cliente, como a blindagem das instalações elétricas.


Por outro lado, assim como todo material, o isopor também apresenta algumas desvantagens. A primeira delas é a dificuldade de encontrar um material de alta qualidade, que seja certificado e produzido por empresas especializadas. Dessa forma, devido ao tempo necessário para a procura de bons materiais, o início da obra pode ser atrasado. Outro ponto negativo está ligado à necessidade de mão de obra especializada, já que, por se tratar de um processo em ascensão, o número de profissionais que pode desempenhar essa tarefa com qualidade e de maneira segura, ainda é reduzido.


Convém destacar também que o material usado para a construção de casa de isopor não é o mesmo que costumamos utilizar para embalagens ou aplicações do dia a dia. O EPS recortado (classificação dada ao material usado na construção civil) tem maior densidade, resistência e também não libera substâncias tóxicas.

Por fim, mas não menos importante, uma casa de isopor é vista como uma construção sustentável. O uso do Isopor reduz gastos com energia e água, e também gera poucos resíduos no canteiro de obras. Existe também uma redução da emissão de CO2, que pode ser de até 40% se comparada a uma obra convencional. Diante desse contexto, a aquisição de uma casa de isopor torna-se uma ótima opção para o cliente que busca uma obra mais barata, sustentável e funcional.


REFERENCIAS

IMAGENS DE REFERENCIA



Como fazer uma casa de isopor: parede detalhada


Como fazer uma casa de isopor: estrutura da casa – telhas de aço, isopor e argamassa


Casa de isopor: exemplo de caixa de passagem



Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page