top of page
  • Gabriel César Santos

A Utilização de Placas de Drywall

O sistema de divisórias conhecido como Drywall vem sendo muito utilizado no Brasil, pois permite compor paredes e forros de ambientes internos de forma rápida, com pouca sujeira e desperdício. Ele tem como função substituir as paredes de alvenaria com sistemas de tubos flexíveis, combinando estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica.

Paredes de drywall podem receber cargas como as de armários de cozinha, TV, micro-ondas, entre outras cargas equivalentes, mas devem ser reforçadas internamente para receberem essas cargas, esse reforço pode ser feito com madeira tratada ou com chapa de aço galvanizada. Além disso, as chapas também estão aptas a receberem revestimento final, como pintura, papel de parede, cerâmicas, etc.

Outras vantagens da utilização desse sistema são a redução do volume de materiais na obra, a diminuição da quantidade de mão de obra, elevada produtividade, flexibilidade de layout, facilidade de instalação e um ganho do espaço útil do imóvel. Além disso, as placas de gesso drywall podem ser encontradas em três tipos, sendo elas:

· Placas brancas (ST): são indicadas para uso geral em áreas secas. Geralmente empregadas em paredes e forros, são recomendadas para salas, escritórios, e outros ambientes que precisem de divisão ou isolamento termoacústico.


Fonte: https://br.pinterest.com/pin/362469470005782536/


· Placas verdes (RU): são resistentes à umidade, indicadas para áreas úmidas, como cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço. No entanto, o material não é a prova de água, e não deve ser usado em tetos, saunas e piscinas, já que a umidade nestes espaços é constante.


Fonte: http://www.gessowall.com.br/drywall/drywall/parede-drywall/drywall-banheiros-sao-lourenco-da-serra


· Placas rosas (RF): são resistentes ao fogo e calor, devido a presença de fibra de vidro em sua composição. Por isso são muito indicadas para saídas de emergência, escadas enclausuradas e ambientes com riscos de incêndio.


Fonte: https://www.placo.com.br/blog/drywall-resistente-ao-fogo-mito-ou-verdade


O tamanho padrão das chapas é de 1,2 metros de largura por 2,4 metros de altura, porém, algumas empresas oferecem chapas com tamanhos especiais que vão de 3 até 3,5 metros de largura. Sua espessura convencional é de 1,5 cm para tetos e de 1,2 cm para paredes, mas podem haver variações.


REFERÊNCIAS


Conheça Os 3 Tipos De Placa De Drywall E Não Erre Mais!, Placo Saint-Gobain, 2020. Disponível em <https://www.placo.com.br/blog/conheca-os-diferentes-tipos-de-placas-de-drywall>.Acesso em : 04/03/21


Drywall: Fabricação, Utilização e Vantagens .Civilização Engenharia, 2012. Disponível em <https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2012/03/24/drywall-fabricacao-utilizacao-e-vantagens/>. Acesso em : 04/03/21


Santos, E.I.F; Souza, H.P.A Utilização E Técnicas Construtivas Em Drywall. Caratinga, 2014. Monografia Curso De Engenharia Civil. Faculdades Doctum. Disponível em <https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/1188/1/Monografia1.pdf >. Acesso em : 04/03/21

Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page