top of page
  • Vagner Chaves Ferreira

A Engenharia Civil em Tempos De Pandemia



Uma dessas urgências foi a dos sistemas de saúde e a dos sistemas sanitários, já que a pandemia em questão colocou a população em confronto com seus métodos de higiene e de assepsia. Nesse sentido, a construção civil se reinventou com a construção de hospitais de campanha e de centros de saúde em tempo recorde, posto que a engenharia usa de sistemas construtivos não convencionais para atender às demandas do SUS, de modo a fornecer estruturas efêmeras adequadas ao trabalho ambulatorial, considerando opções mais rápidas e tão eficientes quanto as que são mais usadas atualmente. Além disso, destacou-se a importância de olhar clinicamente para os modais de transporte, bem como para a malha rodoviária brasileira, a fim de que o acesso às áreas hospitalares fosse feito com maior eficácia, reavaliando o tráfego das cidades e colocando como prioridade o trânsito de ambulâncias e de veículos de segurança pública.


Nesse contexto, a necessidade de firmar a responsabilidade social em empresas ligadas à construção civil foi um ponto muito importante com o Novo Corona Vírus, pois, comunidades e populações consideradas à margem da sociedade necessitaram de atenções maiores para que a doença não se alastrasse nessas localidades. Sendo assim, foram tomadas medidas como a construção de banheiros e sistemas de tratamento de esgotos, viabilização de acesso à água potável, dicas de assepsia, campanhas para arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de acompanhamentos visando a atender às suas necessidades e manter os cuidados individuais. Estas medidas foram tomadas por parte de órgãos ligados à engenharia civil em ação conjunta com engenheiros, construtoras e com a CBIC (Câmara Brasileira de Indústria e Construção), a qual forneceu cartilhas e realizou lives disponibilizando dicas para o cumprimento das ações.


Em outro aspecto, as construtoras necessitaram tornar seus escritórios verdadeiras vitrines virtuais para conseguirem continuar seus trabalhos em meio a esse contexto, tendo que buscar tecnologias adequadas para a abordagem e a prospecção de clientes. Com isso, visando a auxiliar os responsáveis pelas obras que estavam em andamento por todo o país, a CBIC, o Sebrae e o projeto PandeBuilding, o qual busca a criação de uma edificação conceito em meio à pandemia, organizaram recomendações para que todos os operários estivessem amparados e seguros, trabalhando com todo o cuidado necessário. Tais medidas objetivam cuidados pessoais e estabelecem obrigações para que as empresas cumpram no canteiro de obras, como o uso de termômetros, álcool 70%, regras sanitárias e normas que evitem aglomerações, além da necessidade de implantarem meios de comunicação via rádio ou via telefonia móvel, de modo a conseguirem manter o diálogo claro e pragmático para a realização dos trabalhos.


Portanto, é compreensiva, diante de notícias veiculadas diariamente, a importância de manter o zelo, combinar ideias e buscar inovações para a resolução de soluções práticas, eficientes e assertivas dentro e fora da engenharia civil, sem deixar de lado a responsabilidade social. Nesse sentido, maiores investimentos em conhecimento e tecnologias serão primordiais para minimizar os efeitos da pandemia, uma vez que a internet não possui barreiras geográficas para a busca de ideias e o uso de inovações, que permitam visualizar a funcionalidade das edificações, como realidade virtual, drones e ferramentas BIM. Sendo assim, a internet será muito importante na busca por novos sistemas construtivos que atendam ao novo normal da construção civil, que tende a engatinhar e cobrar por redução de custos e otimização do tempo das obras.



FONTES:


RAMOS, Martha. Covid-19 e a Construção Civil: Como Agir em Meio a Pandemia. Plataforma Sienge, março de 2020. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/covid-19-e-a-construcao-civil/. Acesso em: agosto de 2020.

SEBRAE MG. Coronavírus: confira dicas para diminuir os impactos causados pela pandemia nas empresas de construção civil. Disponível em: https://atendimento.sebraemg.com.br/biblioteca-digital/content/dicas-para-o-setor-de-construcao-civil-em-tempos-de-coronavirus. Acesso em: agosto de 2020.

NASCIMENTO, Clovis. Como a engenharia pode colaborar no combate às pandemias. Brasil de Fato, março de 2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/24/artigo-como-a-engenharia-pode-colaborar-no-combate-as-pandemias . Acesso em: agosto de 2020.

MARTINS, Matheus. O impacto da pandemia na construção civil: como o setor retoma o crescimento. Engenharia 360, julho de 2020. Disponível em: https://engenharia360.com/pandemia-construcao-civil/amp/. Acesso em: agosto de 2020.

DOM TOTAL. A contribuição da engenharia em tempos de pandemia. Dom total, março de 2020. Disponível em: https://domtotal.com/noticia/1433346/2020/03/a-contribuicao-da-engenharia-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: agosto de 2020.

MOURA, Rodrigo Vielmo. A importância da micromobilidade durante e após a pandemia. Archdaily, agosto de 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/944554/a-importancia-da-micromobilidade-durante-e-apos-a-pandemia. Acesso em: agosto de 2020.



Posts recentes

Ver tudo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page